4.º ENCONTRO LUSO-GALAICA

Organização:
Câmara Municipal de Chaves
Associação Chaves Viva
Galeria Vieira Portuense

A exposição inaugurar-se-á pelas 16,00 horas do próximo dia 4 de Abril, na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves, na cidade de Chaves, e estará patente até dia 2 de Maio.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

14. Silvana Violante

“E se anch´io volassi con te?”/2012/ Óleo s/tela/ 140x80cm
3.500,00€

Nasce em Vittoria, Itália em1961, onde vive até tirar a licenciatura de professora de ensino primário e estenodactilografia. A luta da vida pelo dia a dia, obriga-a a emigrar pela Suíça, a Montreux e daí para Portugal, em Brito-Guimarães.
A sua inspiração artística deve-se a influência do avô e do pai, Violante Gaspare, Maestro de Arte da Academia Internacional de Roma, do qual recebe os primeiros ensinamentos do desenho e da pintura, já inatos em ela.
Dominando o óleo sobre tela, os seus trabalhos marcadamente realistas ao começo da sua carreira se focalizam nas paisagens, na Natureza vivaz e colorida dos seus locais queridos.
Ultimamente o seu diálogo com a tela tem- se dirigido no figurativo: mulheres e gatos. Suas obras são cheias de luz e de uma sensibilidade que faz mesmo parte do interior da sua alma. A pintura é por ela, uma linguagem que permite exprimir emoções, pensamentos e carinhos escritos ou a escrever no livro da memória, pois a artista afirma: Pintar é como navegar nas páginas de um livro imaginário.
Obteve em Vila do Conde o Premio Internacional Galeria Cais Art´s 2012, em Alfena a Menção honrosa Grau Ouro 2011,  em Estoril a Medalha de Ouro Internacional2012 e em La Corunha-Espanha a Medalha de Bronze em 2014.
È Académica correspondente da Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes da qual foi nomeada Pincel de Ouro em Julho de 2013.
É socia da Galeria Aberta, faz parte dos Órgãos sociais da AAGP de Portugal.
Expos as suas obras em várias salas de Portugal algumas das quais: Museu do Mar de Buarcos, Museu da Marinha Militar-Lisboa, Galeria Viera Portuense- Porto, Casa Museu Abel Salazar- Porto, Museu do Traje de São Brás de Alportel, Biblioteca Municipal de Felgueiras, Universidade Fernando Pessoa, La Galleria Italiana na Sede Ascip-Consulado Italiano do Porto, Auditório Camara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Bienal Internacional Mulheres d´Artes de Espinho, Galeria Mutualidade-Coimbra, Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia, Teatro Club- Povoa de Lanhoso.
 No estrangeiro: Roma- Itália; Bruxelas – Bélgica- Palácio dos Eventos de Isabel Pratt; Bienal Arte Contemporânea 2013 Brescia-Itália; Gallery Gunma-Ken- Ota-Shi- Japão; Mostra Internacional de Pontevedra-Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário